Bem vindo(a) ao Blog

Dia Nacional do Livro. Mas não era em 18 de abril??


A origem da data remonta ao ano de 1810, para homenagear a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil pela Coroa Portuguesa.

Os livros que constituíam a biblioteca foram trazidos de Portugal por Dom João VI, mas com a criação da Imprensa Régia, em 1808, os livros começaram a ser editados e impressos no Brasil, completando a biblioteca.

primeiro livro a ser editado em território nacional foi Marília de Dirceu, do escritor Tomás Antônio Gonzaga.

O que se comemora no dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado todos os anos no Brasil, data essa também conhecida como o Dia de Monteiro Lobato, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

A escolha da data é uma homenagem ao dia de nascimento do autor, que escreveu histórias infantis que se tornaram muito famosas no país, como a coletânea: “O sítio do pica-pau amarelo”.

Sua importância foi reconhecida e oficializada pela Lei nº 10.402/2002, que instituiu o Dia Nacional do Livro Infantil, conforme o Art. 1º:

“Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”.

Dia Nacional da Leitura

O Dia Nacional da Leitura é comemorado no Brasil no dia 12 de outubro, instituído pela Lei n.º 11.899/2009, que decreta o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

O objetivo desta data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que por meio dela é possível desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais para a formação cidadã.

Dia da Literatura Brasileira

O Dia da Literatura Brasileira é comemorado todos os anos no dia 1.º de maio. O intuito é celebrar os autores brasileiros e suas obras, as quais constituem uma grande diversidade de escolas literárias, que marcaram a história do país.

A data foi escolhida para homenagear um dos escritores mais importantes do Romantismo brasileiro, José de Alencar, que nasceu no dia 1.º de maio de 1829. Ele ficou conhecido por ser o primeiro autor a retratar a realidade do país.

Dia Nacional do Livro Didático

Comemora-se no Brasil, no dia 27 de fevereiro, o Dia Nacional do Livro Didático. O intuito desse marco no calendário é celebrar o livro didático, uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos.

Desde 1985, o livro didático é oferecido aos estudantes da rede pública de ensino pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), reafirmando o quanto esse material é fundamental para promover a educação no país.

 


Um comentário:

  1. É incrível a experiência de viajar nas ondas da nossa imaginação. Mergulhando nos oceanos de conhecimentos.
    Assim me sito quando estou lendo .

    ResponderExcluir