Bem vindo(a) ao Blog

O Ciclo Vital: Erik Erikson e as Oito Idades do Homem



As Oito Idades do Homem
é um tema desenvolvido pelo psicólogo Erik Erikson (Erik Homburger Erikson - 1902-1994 - foi um psicólogo do desenvolvimento e psicanalista alemão-americano conhecido por sua teoria sobre o desenvolvimento psicológico dos seres humanos. Ele cunhou a expressão crise de identidade), que afirma que a personalidade se desenvolve em oito etapas predeterminadas. Esta teoria se baseia fortemente nas teorias de Sigmund Freud a respeito do aparelho psíquico que abarca as instâncias psíquicas: Id, Ego e Superego. Ele propôs uma teoria do desenvolvimento psicossocial que abarcou o desenvolvimento por toda a vida útil.

Baseado em Sigmund Freud, Erikson apregoa que a personalidade se desenvolve em uma série de etapas. Ao contrário da teoria dos estágios psicossexuais de Freud, a teoria de Erikson descreve o impacto da experiência social ao longo de toda a vida em estádios psicossociais. Erikson estava interessado em como a interação social e relações desempenham um papel no desenvolvimento e crescimento dos seres humanos.

Um dos principais elementos da teoria de estágios psicossociais de Erikson é o desenvolvimento da identidade do ego. Identidade do ego é o sentido consciente de "Si Mesmo" que todo ser humano desenvolve através da interação social. De acordo com Erikson, a identidade do Ego no ser humano está em constante mudança devido às novas experiências e informações que adquire nas interações diárias com os outros. À medida que a pessoa enfrenta cada novo estágio de desenvolvimento, passa a um novo desafio que pode ajudar a desenvolver ou dificultar o desenvolvimento da identidade.

Na Psicologia identidade refere-se a todas as crenças, ideais e valores que ajudam, formam e guiam o comportamento de uma pessoa em seu Desenvolvimento.

A formação da identidade é algo que se inicia na infância e torna-se particularmente importante durante a adolescência, mas Erikson acredita que é um processo que continua ao longo da vida. A identidade pessoal de cada um lhe confere um "sentido integrado e coeso para a vida", que permanece e continua a crescer à medida que envelhecemos.

Nenhum comentário