Bem vindo(a) ao Blog

Os Irmãos Grimm: Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859)




A publicação de Die Kinder - und Hausmärchen dos irmãos Grimm é de 1812 e vamos encontrar a Europa vivendo sob o signo do Romantismo. Os contos fazem parte, portanto, de uma literatura que reflete as mudanças rápidas e profundas que a sociedade de então experimentava. Viajando pela Alemanha, os dois irmãos vão colhendo de diversos narradores as histórias que circulavam na boca do povo: é o hálito da tradição.
E lembrem-se:

"Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os Irmãos Grimm que dedicaram-nas às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil. O título escolhido para a coletânea Histórias das crianças e do lar já evidencia uma proposta educativa. Alguns temas considerados mais cruéis ou imorais foram descartados do manuscrito de 1810."

Jacob Ludwig Grimm (1785-1863) e Wilheim Grimm (1787-1859) eram filólogos, eruditos, historiadores e narradores excepcionais. "Eles coletam a flor sem arrancá-la do solo" (Angela Lago). Dorotea Viehmman, uma velha mulher do povo, foi quem contou mais da metade dos contos que recolheram. Por sinal 200 contos de fada. Sem falar em 10 lendas, 600 cantigas folclóricas entre outros.

Alguns de seus contos:

- A Bela Adormecida

- Branca de Neve e os Sete Anões

- Cinderela

- As doze Princesas

- A Bela e a Fera

- Chapeuzinho Vermelho

- Cachinhos Dourados e os Três Ursos

- João e Maria

- João e o Pé de Feijão

- A Casinha na Floresta

- Rapunzel

- O Lobo e os Sete Cabritinhos

- Os Músicos de Brêmen

- O pássaro dourado

- O rei sapo

Nenhum comentário