Bem vindo(a) ao Blog

Dia Internacional da Literatura Infantil e Juvenil em homenagem a Hans Christian Andersen



A data de nascimento de Hans Christian Andersen (2 de abril de 1805, Dinamarca) foi instituída como o Dia Internacional da Literatura Infantil e Juvenil (ele faleceu em Copenhague, no ano de 1975). 

Andersen foi um dos grandes nomes da literatura mundial, autor, por exemplo, de obras como A Pequena Sereia, Soldadinho de Chumbo e O Patinho Feio. 

Este último, por exemplo, é uma história escrita por Hans Christian Andersen para descrever os momentos mais difíceis da sua vida, quando ainda tinha de suportar muitas humilhações, até ao seu reconhecimento como autor. 

Oriundo de uma família humilde, praticamente não pôde estudar, embora tivesse como distração favorita um teatro de marionetes/fantoches, fonte da sua vocação como dramaturgo. 

Ambicionando triunfar no teatro, mudou-se aos 14 anos para Copenhague, onde foi dançarino, corista e autor de tragédias. 

O mecenas Jonas Collin, um dos diretores do Teatro Real de Copenhague, conseguiu para ele um lugar na escola latina de Slagelse. 

Esses anos deixaram-lhe memórias inesquecíveis, que estão traduzidas neste conto universalmente conhecido.

Os seus contos são uma referência indispensável para a infância e juventude de todas as gerações, pelo caráter poético e pela beleza literária impregnada em cada história; pela mensagem emocionada, quase sempre vinculada ao significado da vida e da morte, aos temas da ilusão, da angústia ou do amor, esperança e melancolia. 

Após o infortúnio da sua juventude, acabou rodeado de celebridades e foi amigo dos soberanos dinamarqueses. 

Viajou pela Suíça, Alemanha, Suécia, Inglaterra, França, Itália, Portugal e visitou Espanha em 1862, juntamente com Jonas Sigismund Collin, filho do seu primeiro protetor. 

Ainda que tenha descrito a sua vida como “um conto maravilhoso”, que deixou plasmado no relato autobiográfico “O conto da minha vida”, nunca alcançou fama como dramaturgo, ficcionista ou poeta; uma frustração que impregnou a sua obra de ironia e tristeza. 

Porém, o prêmio que é entregue todos os anos ao melhor escritor de literatura infantil e juvenil leva o seu nome, em homenagem ao seu legado.

Fonte de inspiração para este post: Editora kalandraka, Portugal. 


Nenhum comentário